Canal Futura e UEG renovam convênio

11/06/2018

O Canal Futura realizou, na última quarta-feira, 6, um evento com parceiros de Goiás para comemorar seus 20 anos.

Além de apresentar o novo posicionamento do Canal, que passa a priorizar o público de professores e jovens, a emissora mostrou as ações nas diversas plataformas digitais utilizadas para divulgação e disponibilização de conteúdos e interação com o público.

Durante o evento, também foi assinada a renovação do Termo de Cooperação entre o Futura e a UEG para o biênio 2018 – 2020. A parceria prevê o intercâmbio nas área acadêmica e no compartilhamento de conteúdos de caráter científico, educativo e cultural que possuam interfaces com o audiovisual entre a UEG TV, o CRIA LAB, o curso de cinema e audiovisual e o canal futura.

Nesse sentido, entre as ações conjuntas previstas estão a continuidade do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, a possível afiliação da UEG TV ao Canal Futura, o apoio do Canal Futura a eventos da UEG e a exibição de curtas da UEG na programação do Canal.

Ainda vale destacar o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa #MídiasEDU, que está ancorado no CRIA LAB|UEG e será desenvolvido com professores e estudantes de licenciaturas de quatro câmpus (Inhumas, Cora Coralina, Itaberaí e São Luis de Montes Belos) e ainda com o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear).

O objetivo é investigar o uso do audiovisual como metodologia na formação de professores e a consequente expectativa de apropriação dessa linguagem pelos docentes da UEG e dos futuros professores formados pela Universidade. A pesquisa terá como produto final a produção de uma série televisiva em que cada professor figurará em um episódio fazendo o relato de sua experiência com seus alunos. A série será veiculada no Futura e na UEG TV.

Conforme o coordenador de Radioteledifusão da UEG, o professor Marcelo Costa, o Canal Futura tem sido um importante parceiro da Universidade, tanto em ações com ênfase na formação dos estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual quanto em ações que visam a estruturação da UEG TV.

“De 2014 até maio desse ano realizamos diversos projetos em parceria com o Canal Futura, por exemplo, o “Geração Futura Universidades Parceiras”, o interprograma “Pelo Campus”, os Encontros Regionais de Comunicação em Rede com as Universidades Parceiras da Região Sudeste e Centro-Oeste, a Mostra Audiovisual UEG e o 1º Pitching Social, em que o CRIA LAB|UEG receberá do Canal Futura o aporte de 6 mil reais para o custeio da produção de um documentário sobre o projeto de extensão “Olhares Móveis”, explica Marcelo Costa.

Em sua fala, o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, enfatizou a importância da parceria e o interesse da Universidade em tornar a UEG TV uma afiliada do Futura. “Para uma Universidade que tem um de Curso de Cinema e Audiovisual, além de ser uma honra, essa é uma oportunidade para que se promovam uma série de atividades em reciprocidade. E, sobretudo, para que se abram espaços onde estudantes e professores da UEG interajam com o Canal Futura, produzindo e veiculando materiais. Isso contribuirá com essa rica rede de universidades conveniadas na geração de conteúdos de qualidade”, afirmou o reitor.

Também estiveram presentes no evento, o diretor do Câmpus Laranjeiras, professor Rafael de Almeida, a Diretora de Comunicação Institucional da UEG, Núbia Rodrigues, a professora Júlia Mariano que representou os docentes do curso de Cinema e Audiovisual, além de alunos bolsistas e monitores do CRIA LAB|UEG. O evento foi realizado na Vila Cultural Cora Coralina, um espaço multicultural que faz parte do complexo projetado para resgatar a memória de Goiânia.