UEG TV é lançada no V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão

18/10/2018


A Universidade Estadual de Goiás (UEG) lançou na noite dessa quarta-feira, 17, a UEG TV. O início das transmissões do canal foi oficializado durante a abertura oficial da 5ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

O novo meio de comunicação institucional começou a ser idealizado em 2013. Segundo o reitor da UEG, professor Haroldo Heimer, com a UEG TV a instituição amplia seu campo de interação com a sociedade. 

“Eu tenho plena confiança que iremos dialogar ainda melhor com as pessoas e dizer, para além de nossos câmpus, sobre as riquezas que constituem esta Universidade”, afirmou. 


Segundo ele, a estrutura capilarizada da Instituição é instrumento de superação de desigualdade e assimetrias. “A compreensão de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade como é a UEG, agora teremos mais um efetivo canal de comunicação com a sociedade. Viva a UEG TV”, vibrou. 

Para o coordenador de radioteledifusão, professor Marcelo Costa, a programação busca valorizar a pluralidade, a diversidade, a cidadania e o respeito mútuo. “Queremos levar para todos os goianos não só nossa vasta produção em ensino, pesquisa e extensão, mas também comunicar uma mensagem positiva de que educação e cultura são capazes de transformar o mundo”, disse.  

Em seu discurso, ele lembrou que a universidade possui atualmente mais de 20 mil alunos. “Esses estudantes buscam em nossa instituição novos horizontes, novas possibilidades, novas formas de ler o mundo. São para nossos alunos que existimos, assim também será a UEG TV”, afirmou o coordenador Marcelo Costa. 

Segundo ele, uma TV de cunho educativo e cultural, tem por obrigação e por missão exibir conteúdos que dificilmente passariam em uma TV privada. “Nosso slogan: Juventudes que Inspiram, busca condensar tudo aquilo que nos move, nos inspira e nos faz entender que a comunicação pública apresenta um contraponto com a mídia focada no mercado e no lucro”, frisou. 

A princípio, a TV será operada 24 horas por streaming. Assista aqui. Em breve estará no canal aberto 41 de Anápolis e pelo Canal Universitário também em Goiânia. 

Os equipamentos da UEG TV foram adquiridos com recursos federais via emenda parlamentar do deputado federal por Goiás Giuseppe Vecci (PSDB) e com recursos próprios da UEG. 

Programação

De acordo com o professor Marcelo Costa, um grupo de alunos e professores começaram no ano passado a desenvolver pesquisas para elaborar os programas. “Alguns deles estão em processo de produção, outros já estão prontos e um deles já foi veiculado”, afirma.

As atrações transitam de conteúdos infantis, passando por debates de ideias, a programação educativa e cultural. Elas foram geradas no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação e Audiovisual, o Cria Lab, vinculado ao Câmpus Laranjeiras e ao curso de Cinema e Audiovisual. 

Entre elas está o Pipoca com Pequi, que é voltado para a crítica cinematográfica local, nacional e internacional. Com roteiro e direção de Samuel Peregrino, a atração é produzida por alunos do curso de Cinema e Audiovisual, cuja primeira exibição aconteceu nessa quarta-feira, 17. 

Serão exibidos semanalmente um programa inédito e três reprises, com duração de 30 minutos. Entrevistas, cobertura de festivais e mostras, bastidores de gravações, making of e agenda de lançamentos semanais, fazem parte do roteiro do programa.

 

 

 


 A apresentação é de Paullo Fernando, egresso do curso de Cinema e Audiovisual de Goiás, youtuber e ator. Reportagens de Déborah Caroline, formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema, criadora e apresentadora do canal de entretenimento Mais Filmes.

Outras atrações 


Pelo Câmpus mostrará por meio de interprogramas os diversos projetos da Universidade. O quadro é desenvolvido em parceria com o Canal Futura, e será disponibilizado também em rede nacional. 

Duas séries documentais também estão em produção. Uma delas é Álbuns de Picadeiro. O fio condutor da série são fotografias de famílias circenses, a partir das quais os personagens dos episódios narram a trajetória e o amor pelo circo. A série é realizada em parceria com o Festival de Famílias de Circo de Goiás.

A segunda é o Flores de Outubro, uma série de entrevistas sobre o Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. As personagens relatam a relação com a doença: a descoberta, a fase de tratamento, preconceitos e superação.

E tem também o Minuto UEG, que como sugerido, apresenta em 1 minuto flashes sobre a UEG. Em processo de finalização, o Palavra-Chave aborda projetos desenvolvidos pela Universidade que tenham impacto social. Viajar por Goiás e conhecer cada um desses projetos será a missão de Nathalia e Rafael. 

Pura Prosa é um programa de entrevista sobre temas atuais de interesse social. Em fase de captação de recursos, a ficção infantil Livro Mágico terá 12 episódios. Para libertar Tica, três crianças precisam cumprir os desafios propostos pelo Livro. A série relaciona o universo fantástico e o universo das artes, ciências e fantasia. O início da produção está prevista para o próximo ano.

(Weber Witt | CeCom)