Flores de Outubro | UEG TV lança série de entrevistas sobre câncer de mama

24/10/2018

Durante o mês de setembro a UEG e órgãos de acolhimento a pessoas com câncer realizaram um ensaio fotográfico com cerca de 40 mulheres em diferentes estágios de tratamento. A ação, realizada no estúdio fotográfico do Câmpus Laranjeiras da UEG, em Goiânia, contou com a colaboração de alunos de Cinema e Audiovisual, Estética e Cosmética e voluntários de outros órgãos.

Para Isabela Wastowski, professora no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da UEG e coordenadora da ação, o próprio nome dado ao ensaio, Flores de Outubro, remete ao florescimento e à transformação: “Elas passam por esse processo de doença, que é um morrer e, depois, um renascer”, afirmou a professora.

Autoestima

Durante a ação, os estudantes e voluntários se organizaram para cuidar dos preparativos para as fotos, como a maquiagem e o figurino das participantes. De acordo com Júlia Mariano, professora no curso de Cinema e Audiovisual da UEG, não só o ensaio fotográfico em si, mas também a preparação auxilia as mulheres no aumento da autoestima. "Elas sentem que estão sendo cuidadas, que existem pessoas que estão ali para dar amor, para fazer com que elas se sintam belas e empoderadas”, propôs Júlia.

A autoestima é uma área que fica muito abalada no decorrer do tratamento, visto que um símbolo de feminilidade, o cabelo, é perdido com a doença. As fotos, para a professora Júlia, são uma forma de voltar o olhar das participantes para a beleza que elas têm e que, apesar das dificuldades da doença, continua existindo. Para ela, as fotos representam autoestima para as mulheres e, para os olhares de fora, o intuito é a busca por conscientização sobre o câncer de mama, os tratamentos e a prevenção.

Nadir Marques ficou sabendo do Flores de Outubro por meio de um grupo de leitura no Centro de Referência Estadual em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), que também é parceiro na ação. Ela nunca deixa de participar de atividades que elevem a autoestima e acredita na importância deste tipo de atividade que promove a integração entre as mulheres no tratamento do câncer de mama. “No início, a gente fica despedaçada porque é uma doença grave, ela assusta. Quando você participa desse movimento, você divide a dor e, também, a alegria”, denotou Nadir.

Interprogramas

Como parte das ações integradas no Outubro Rosa da UEG, as entrevistas gravadas com as participantes do ensaio fotográfico Flores de Outubro vão virar uma séria de interprogramas que serão exibidos na grade da UEG TV. Para Marcelo Costa, coordenador de Radioteledifusão da UEG, um dos objetivos dos interprogramas é "registrar a história de vida dessas mulheres e como elas, enquanto mulheres, lidam com o câncer", explicitou Marcelo. Por meio das narrativas de vida de cada uma, é possível traçar um panorâma visando a conscientização e a importância da prevenção.