UEG na campanha Setembro Amarelo

15/09/2020

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) integra, até o fim do mês, a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. O assunto, que muitas vezes é tratado como tabu pela sociedade, apesar de tão presente, será debatido na Universidade, inclusive na programação da UEG TV. Também serão divulgadas informações e publicações temáticas nas redes da instituição.

De acordo com dados divulgados no relatório Suicide in the World (Suicídio no Mundo), produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes e jovens em todo o mundo. O relatório aponta ainda que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Já resultados do Mapa da Violência no Brasil, elaborado a partir de dados do Ministério da Saúde, mostram que entre 2002 e 2014 o índice de suicídio no Brasil cresceu 10% entre jovens de 15 a 29 anos.

Com o objetivo de conscientizar e prevenir para reduzir esses números assustadores, a UEG promoverá debates e divulgará conteúdos a respeito do tema. Na próxima terça-feira, 15, por exemplo, o professor Thiago Pitaluga, psicólogo e coordenador de Assuntos Estudantis da UEG, é convidado do programa Casa Comigo?, transmitido pela UEG TV, para tratar sobre o assunto.

Ele destaca a importância de se falar abertamente sobre o assunto e orientar as pessoas que apresentem quaisquer indícios de depressão ou de doenças que perturbem seu equilíbrio emocional a procurarem apoio especializado, além de cuidarmos de nossa própria saúde mental, emoções e sentimentos. "Este mês recordamos da necessidade de atenção que se precisa ter quando se trata de promoção da saúde mental para prevenir o suicídio. É preciso olhar pra si também e, por conseguinte, olhar por outros que estão a nossa volta", completa.

 

(Comunicação Setorial|UEG)