Inscrições abertas para concurso de argumento

18/09/2020

fc83ac2259de4f569ddc004c14a700ca_1

Hoje, 18/09, o CriaLab|UEG e o Trama-Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros, vinculados ao Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras, abrem inscrições para processo seletivo para a escolha de um (01) argumento para o desenvolvimento de um roteiro de filme de ficção (live-action) de longa-metragem.

Para a Prof.ª Jô Levy, responsável pelo projeto de extensão Trama-Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros, “Investir numa produção de longa-metragem é um desafio em qualquer circunstância, mais ainda dentro da universidade. Esse edital é, portanto, um convite à ousadia e à imaginação. É nesse cenário de incertezas e limitações que queremos provocar a imaginação de nossos alunos e aguçar a capacidade que todos têm de criar”.

A professora finaliza “A produção de um longa-metragem é algo complexo e exige tempo, o que torna inviável a realização desse tipo de obra fílmica no âmbito das disciplinas do curso. Esse edital pretende contemplar uma das fases do processo, que é a elaboração do roteiro. Para isso, o projeto de extensão Trama-Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros vai compor uma sala de roteiristas com o objetivo de desenvolver o roteiro ao longo de dois semestres letivos. O trabalho em uma sala de roteiristas é colaborativo e pretendemos socializar as fases do processo de criação.”

Segundo o Prof. José Eduardo, coordenador do curso de Cinema, “O concurso de argumento é uma importante iniciativa dentro do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Primeiro porque é uma forma de movimentar o curso, revelando novos talentos entre os alunos. E segundo, porque integra um projeto antigo do curso, que é o de realizar e ter em seu currículo um longa-metragem – nada melhor para isso do que buscar nos nossos próprios alunos o argumento para a realização desse filme. É um importante incentivo e deve ser abraçado pelos alunos com bastante entusiasmo.”

O projeto do primeiro longa-metragem universitário da UEG está abrigado no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação, o Cria Lab|UEG. O professor Marcelo Costa, coordenador do laboratório, esclarece que a fase de desenvolvimento do roteiro será o primeiro estágio para a execução do filme longa-metragem, logo após, sob a coordenação do Cria Lab|UEG, se darão a fase de produção, em que ocorrerão as filmagens, e de pós-produção, para a finalização do produto audiovisual. A expectativa é de que sejam captados recursos externos à Universidade para o custeio da produção, uma vez que, mesmo sendo um filme de baixíssimo orçamento, muitos itens de produção precisam ser custeados. Para o professor "a inovação e a criatividade precisam ser sempre alimentadas no seio da Universidade – este é o espaço para a experimentação e o aprendizado", conclui.

No site www.cria.ueg.br, você pode ler o edital e fazer sua inscrição. Participe!

No site www.trama.ueg.br você consegue mais informações.