Expresso Educação celebra o Dia da Educação

26/04/2021

Em homenagem ao Dia da Educação, a UEG TV apresentará durante toda a semana o Expresso Educação, uma programação especial que vai celebrar e discutir a educação no País.

Durante a pandemia de covid-19, a rotina de professores, estudantes e familiares sofreu muitas mudanças radicais. As regras de distanciamento social transformaram a casa na nova sala de aula. Essa mudança trouxe impactos para professores e alunos que precisam usar a tecnologia para estudar.

O Expresso Educação discutirá assuntos relacionados ao tema "Direito à educação e aprendizagem em tempos de pandemia", buscando apresentar pontos de vista de professores e pesquisadores sobre o direito à educação, o uso das tecnologias digitais, a educação ambiental e a formação no ensino superior, com debates e exibição de filmes.

As lives com a programação especial pelo Dia da Educação serão transmitidas de 27 a 30 de abril pelo www.tv.ueg.br e pelo www.youtube.com/uegtv e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unidade Universitária da UEG Inhumas (PPGE|UEG).

Os participantes receberão certificados. O link para solicitação será disponibilizado durante a transmissão das lives.

No dia 27/4:

- 14h, o documentário "Com as capas no varal". O filme de 15 minutos apresenta depoimentos de professores e professoras sobre os desafios da educação durante a pandemia.

- 19h, o program Diálogos Econômicos que irá receber o professor Jailson dos Santos para discutir o tema "Educação e Economia em tempos de desmonte do Estado Brasileiro".

- 20h, o Expresso Educação abordará o tema "Direito à educação e à aprendizagem em tempos de pandemia: desafios e possibilidades em construção", com a mediação da prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho e a participação do prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado.

No dia 28/4:

- 14h, o documentário "Growing Tall", que tem duração de 20 minutos, destaca as experiências pessoais de crianças, professores e pais numa comunidade rural em Moçambique e o progresso realizado na educação ao longo da última década.

- 20h, o tema abordado será "O uso das tecnologias em tempos de ensino remoto: desafios de ensinar e aprender em tempos de pandemia", com a mediação da prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho e a participação da prof.ª Dr.ª Daniela da Costa Brito Pereira Lima.

No dia 29/4:

- 14h, no documentário "Prova escrita", uma coordenadora pedagógica fotografa pequenas pichações na escola onde trabalha,para investigar problemas que afligem os alunos na sala de aula e na vida. O filme tem 56 minutos de duração e foi um projeto vencedor do 10ºDoc Futura.

- 20h, em uma roda de conversa, o Expresso Educaçãoo abordará o tema "Os desafios de ensinar aprender em tempos de pandemia", com a mediação da Prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho e a participação do prof. Fábio Stoffels, prof. Fernando Costa e prof.ª Maria Erilande.

No dia 30/4:

- 15h, o programa Conexão Ambiental discute o tema "Educação Ambiental: trajetórias de uma alfabetização para o mundo", com a apresentação de Emmerson Kran e  participação de Tadeu Costa e Jacqueline Guerreiro.

Confira AQUI os links de acesso aos conteúdos e a programação completa do Expresso Educação.