Paulo Freire 100 anos

31/08/2021

Copia_de_prazo_prorrogado_1

 

Nasceu em 1921, no mês de setembro, Paulo Reglus Neves Freire. Em 2021 comemoramos 100 anos do nascimento de um dos maiores educadores e filósofo brasileiro.

Autor de Pedagogias para oprimidos, para autonomias, para questionadores, para esperançosos, leitores de/do mundo, leitores de palavras, para professores (com medo e/ou ousadia), professoras (tia, não), para os que educam com as mídias, os que praticam ação social, os que mostram que a África ensina e para os que estão à sombra das mangueiras.

Professor Freire possuía ousadia epistemológica (filosofar pelo povo, pela realidade do povo), engajamento politico (politica em favor dos oprimidos, “aos esfarrapados do mundo”) e um pensar esperançoso (pensar a educação como um caminho para a emancipação dos oprimidos).

Ninguém sabe tudo, assim como ninguém ignora tudo. O saber começa com a consciência do saber pouco (enquanto alguém atua). É sabendo que sabe pouco que uma pessoa se prepara para saber mais. [...] O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. E é por isso, que todo saber novo se gera num saber que passou a ser velho, o qual, anteriormente, gerando-se num outro saber que também se tornara velho, se havia instalado como saber novo. Há, portanto, uma sucessão constante do saber, de tal forma que todo novo saber, ao instalar-se, aponta para o que virá substituí-lo.(PAULO FREIRE. Extensão ou comunicação? 7.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981).

Se Paulo Freire nos ensinou a ler o mundo, hoje devemos buscar novas formas de expressá-lo, em inúmeras linguagens, tais como: a poesia, as artes dramáticas, a ciência e a tecnologia, a filosofia, a teologia, a mímica, o lúdico, a expressão corporal, a cidadania, a participação política, o grito de libertação nas ruas, enfim, tudo o que manifesta nossa vontade de ser mais e construir um mundo mais humanizado. (Dicionário Paulo Freire)

Aguardem! Teremos um fortíssimo Especial Paulo Freire com uma programação plena em conhecimento, saberes, experiências e pensamentos pedagógicos freirianos. Logo traremos mais informações.

A programação será veiculada na UEG TV.

Sigam nossos canais no Instagram para saber mais: UEG TV e CriaLab UEG

APOIO:    e   Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UE