UEG TV promove programação em celebração aos 100 anos de Paulo Freire

15/09/2021

Em 2021 o educador e patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, completaria 100 anos de vida. Para celebrar essa data memorável, a UEG TV e o CriaLab|UEG vão apresentar, entre os dias 16 e 24 de setembro, uma programação especial em torno do tema "Aprender a dizer nossas próprias palavras - ação, reflexão, afetividade e educação crítica do pensamento freiriano nos diferentes contextos".

O evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação da Unidade Universitária de Inhumas (PPGE|UEG) e incluirá mesas de debates e exibição de filmes sobre a história e filosofia do educador, sua trajetória de vida, suas experiências e sua importância para a educação popular e lutas sociais.

A programação, que será transmitida pelo canal da UEG TV no YouTube, contará ainda com vinhetas comemorativas, trechos importantes de sua obra e a apresentação de alguns verbetes do "Glossário audiovisual do educador Paulo Freire" realizado pelo Instituto Paulo Freire (SP), em parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, por meio do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais.

16/09 - 19h

Mesa de debate - A metodologia freiriana e a educação popular no contexto da Educação de Jovens e Adultos

Maria Margarida Machado (UFG) - professora titular da Faculdade de Educação da UFG, licenciada em História, Mestre e Doutora em Educação, membro do Fórum de EJA de Goiás e coordena a pesquisa Centro Memória Viva - documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais.

Daniele Gonçalves Dias (IFG) - professora do Instituto  Ferderal de Goiás; Graduada em Letras (UFG); Mestre em Letras e Linguística (UFG); Graduanda em Psicologia (Iesgo).

Mediação: Cláudia Borges Costa - professora Rede Municipal de Educação, Mestre e Doutora em Educação, Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

21/09 19h

Mesa de debate - O pensamento e a obra de Paulo Freire e a formação de professores.

Claudio Pires Viana - Pedagogo, Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE/UFG. É professor da UEG, da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação (Gefe) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Daniela Lopes Oliveira Dourado - Pedagoga e Mestre em Educação de Jovens e Adultos (Uneb); Professora da Universidade do Estado da Bahia, onde também coordena o Conjunturas de Pesquisas e Estudos em EJA/Uneb.

Mediação: Frederico Dourado Rodrigues Morais - Pedagogo. Professor da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre e Doutorando em Educação (UFG). Já atuou na Educação Básica e Educação Profissional como professor e coordenador pedagógico. Principais temas de estudo e pesquisa: Educação e Trabalho, Educação Profissional, Sociedade e Mundo do Trabalho e o Trabalho Docente.

23/09 – 19h

Momento 1 – A educação popular em saúde e construção de políticas públicas com participação social.

Apresentação do filme:  SUS: Equidade e Desconstrução dos Preconceitos

Mediação: Pollyanna Marques

FILMES

20/09 - 15h - Paulo Freire Contemporâneo

O documentário retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais.

21/09 - 15h - Realidade Brasileira - Pensando com Paulo Freire

O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Entre os pensadores escolhidos para compor os próximos documentários estão Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Madre Cristina, Paulo Freire entre outros.

22/09 - 15h - 40 Horas na Memória

No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário "40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN".

(Comunicação Setorial|UEG)